Apresentação do grupo de pesquisa

 

O Brasil tem grande potencial para a utlização da biomassa para a produção de energia. Algumas fontes de biomassa: resíduos agrícolas, resíduos da indústria de base florestal além das florestas energéticas. O grupo busca contribuir com pesquisas para melhor aproveitamento e produção de bioenergia de combustíveis sólidos como carvão, briquetes e pellets.

WhatsApp Image 2019-06-23 at 11.25.51_ed

"

Biomassa no Brasil

 

O Brasil é o quinto maior país do mundo em termos de extensão territorial. O mesmo possui um potencial de expansão, dada que a somatória das áreas agrícolas e de florestas plantadas representam apenas 10% do território. Durante o processamento desses produtos são geradas tonelas de resíduos. Esse biomassa gerada se constituia um problema no campo, isso em passado proxímo. Hoje pode ser aproveitada na forma de energia. Isso é o que vem ocorrendo com industrias sucroalcoleiras e de papel e celulose.





BIOENERGIA

 

 

A energia é um recurso indispensável ao desenvolvimento e a sobrevivência da sociedade comtenporânea. Sua origem pode se dar a partir de fontes renováveis e não renováveis. Dentro das fontes renováveis a energia oriunda de materiais vivos é definida como bioenergia. 

"

O aproveitamento térmico da biomassa é uma forma relativamente barata de produzir energia, principalmente no que se relaciona à utilização de resíduos gerados a partir de processos agroindustriais, como por exemplo, o bagaço de cana-de-açúcar, gerado pelas usinas na produção de açúcar e etanol, e os resíduos gerados na colheita e no beneficiamento da madeira. O desafio é encontrar soluções para utilizar de forma sustentável e eficiente estes recursos naturais disponíveis.

 

Walbert Chrisostomo

"

LINHAS DE PESQUISA

 

-Florestas Energéticas: produção de florestas para o uso energético. Envolve desde sementes, sivicultura até o sistema de colheita e transporte.

-Produção de Biocombustíveis: uso da biomassa para a produção de combustíveis sólidos: carvão, briquetes, peletes.

"

O Brasil, como um grande produtor de biomassa vegetal, tanto a cultivada quanto a parcela residual de processos agroindustriais, florestais e madeireiros, tem investido no desenvolvimento de técnicas, conhecimento e aplicação de vegetais extensamente cultivados no território nacional e que podem tornar-se uma opção viável para a produção de biocombustível sólido.

 

Ariane Aparecida Felix Pires

biomassa bioenergia

biomassa bioenergia

biomassa bioenergia

biomassa bioenergia

biomassa bioenergia

biomassa bioenergia

Convidamos a todos para participarem do II Congresso de energias renováveis. Mais informações acesse a imagem abaixo: